O amor NÃO é um sentimento! E deveríamos parar de vê-lo como tal!
- psinataliafiorati
- 22 de jan. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de mai. de 2025

"Usamos a palavra 'amor' de um jeito tão desleixado que ela pode significar quase nada ou absolutamente tudo" - Diane Ackerman, citada por Bell Hooks
Não sabemos o que é amor
Ninguém sabe definir com precisão o que é "amor", que acaba se tornando um termo vazio. Isto ocorre porque a sociedade chama de "amor" uma miríade de emoções diversas, por exemplo, paixão, ciúmes, afeição, desejo, etc. E o amor pode conter tudo isto, mas nem tudo isto é amor!
O que é o amor?
O amor é um conjunto aprendido de processos comportamentais e sentimentais que se influenciam mutuamente. Assim, é preciso APRENDER a amar e é a ação que cria o amor, e não o inverso! Para ser capaz de amar e ser amado é preciso reconhecer que amar não é um sentimento que está dado, mas uma ação que deve ser cultivada diariamente.
O amor não é só um sentimento que não controlamos, ele não é só paixão e desejo. O amor é o modo que agimos, assumindo responsabilidade e comprometimento. É por via da ação que sentimentos o amor do outro, e que fazemos sentir nosso amor - e assim, criamos amor entre nós.
"O amor é o que o amor faz" - Bell Hooks
Para ser capaz de amar verdadeiramente, é necessário um conjunto de comportamentos aprendidos: ter cuidado, afeição, autoestima, autoconfiança, responsabilidade, respeito, igualdade, compromisso, tolerância a frustração, confiança, honestidade, entre outros. E isto é um aprendizado mútuo!
Entender o amor como AÇÃO é compreender que abuso e violência não coexistem com o amor! Pois o amor não é só um sentimento, é o modo como se age buscando o bem do outro. Assim, o amor é um conjunto de sentimentos e comportamentos profundamente conectados, mas é uma escolha agir de forma amorosa.
E para quem quer saber mais sobre o tema “Amor”, segue algumas recomendações de leitura:
Trilogia “Sobre o Amor” de Bell Hooks:
Tudo sobre o amor: novas perspectivas
Salvação: pessoas negras e o amor
Comunhão: a busca das mulheres pelo amor
“En defensa de Afrodita: Contra la cultura de la monogamia” de Na Pai
“Descolonizando afetos: experimentações sobre outras formas de amar”, de Geni Núñez


