“Ter vida sexual” e “ter satisfação sexual” são coisas completamente diferentes!
- psinataliafiorati
- 29 de jul.
- 1 min de leitura
Atualizado: 9 de ago.
Pensamos que, quem tem vida sexual ativa naturalmente tem satisfação sexual, porém isto não é verdade! Ter uma vida sexual saudável não é só fazer sexo sem ISTs - é sobre não ter dor, não ter desconforto (nem físico nem emocional), não ter inseguranças, não ter ansiedade nem preocupações.
Não é somente a ausência de doenças e sofrimento, mas sim a presença de conforto, relaxamento, segurança, prazer - Tanto para homens quanto para mulheres!
A mera presença de orgasmo não indica que o processo foi prazeroso, que houve plena satisfação sexual. É preciso que o processo todo seja agradável, de modo que não haja, por exemplo, estresse de desempenho, dores sexuais, etc.
O fator com maior influência sobre o desejo sexual humano é a ANTECIPAÇÃO DE PRAZER.
Para se ter desejo, é preciso ter experiências prévias (solitárias ou em companhia) verdadeiramente confortáveis e prazerosas.
Para isso é preciso de uma postura ativa para buscar sua própria satisfação sexual, ou seja, para buscar uma sexualidade realmente satisfatória PARA VOCÊ.
É preciso ter ASSERIVIDADE SEXUAL!
Mas o que é "assertividade sexual"?
A assertividade sexual é o conjunto de habilidades sociais necessárias para ter sexo respeitoso e satisfatório para todos os envolvidos.
Ou seja,
a habilidade de iniciar encontro sexual de modo respeitoso e eficiente
a habilidade de negar encontro sexual de modo respeitoso e eficiente
a habilidade de negociar práticas e proteções sexuais de modo respeitoso e eficiente
É sobre ser firme em seus desejos e necessidades ao mesmo tempo que se respeita o outro.
Mas como desenvolver estas habilidades? A terapia pode ajudar!