Como tornar sua mente sua amiga
- psinataliafiorati
- 22 de jan.
- 2 min de leitura

Sua mente não é sua amiga, mas pode ser!
Quem nunca cometeu um pequeno erro e escutou sua mente dizer algo tipo "seu fracasso!", "você sempre erra!" ou "é um idiota mesmo!" por exemplo? Nossa mente é mestre em nos julgar, avaliar e criticar, e de modos que nunca falaríamos para alguém próximo e querido.
Nós nos pressionamos e criticamos de modo rígido e cruel, nos punindo mentalmente quando "falhamos" em algo. Quando nos preocupamos com alguém especial, mesmo que esta pessoa erre ou falhe, nós nos esforçamos para acolher o sofrimento e apontar delicadamente o erro. Mas porque não temos este comportamento com nós mesmos?
Não precisamos que nossa mente seja nossa inimiga!
Em momentos de sofrimento, quando reconhecemos erros e dificuldades, não precisamos nos punir ainda mais. Podemos trabalhar nossa mente para que ela seja nossa amiga próxima, e este é o poder da autocompaixão!
É sobre dirigir a autocompaixão para nós mesmos, tratar-nos como trataríamos nosso melhor amigo! É sobre entender que o sofrimento, a imperfeição e os fracassos fazem parte da vida humana e que isso não te faz menos merecedor de amor e cuidado!
A autocompaixão também é um fator de proteção contra relacionamentos abusivos, pois saber que você tem o direito de errar e mesmo assim ser digno de compreensão e compaixão é um modo de perceber a violência.
Mas então, como desenvolver autocompaixão?
O primeiro passo é perceber que a sua mente sendo malvada e reconhecer que o que é dito não é verdade, são só bobagens que dizemos para nós mesmos.
Em seguida podemos pensar "o que eu falaria se fosse meu melhor amigo nesta situação?" e nos tratar da mesma forma amorosa.
Por fim, praticar autocompaixão com meditações guiadas pode nos ajudar muito a sentir a autocompaixão e treinar essa habilidade!
Lembre-se: a imperfeição é humana, e todos somos dignos de amor, principalmente nos momentos difíceis.
E para quem quiser saber mais, segue abaixo uma lista de vídeos explicando a autocompaixão e uma prática guiada, que podem ser facilmente encontrados no YouTube:
Dare to Rewire Your Brain for Self-Compassion | Weiyang Xie | TEDxUND
The Space Between Self-Esteem and Self Compassion: Kristin Neff at TEDxCentennialParkWomen
Kristin Neff: Mindfulness and Self-Compassion
Meditação Guiada - Autocompaixão - Instituto Euciente